Dicas de ergonomia para combater a LER/DORT descer

O último dia do mês de fevereiro marca o Dia Mundial de Combate às LER/DORT, sendo LER as lesões por esforços repetitivos, e DORT os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Muitos trabalhadores são acometidos anualmente por essas doenças, causando cansaço, dores e insatisfação no ambiente de trabalho. Como consequência, afastamentos recorrentes, gerando custos para as empresas.

A prevenção ainda é o melhor remédio para essa situação. Uma das formas de prevenir essas doenças é por meio da ergonomia, ciência que visa adaptar as condições de trabalho às características do trabalhador. A assessoria em ergonomia pode mapear as situações que provocam ou exacerbam essas doenças no ambiente de trabalho.

Pequenas atitudes fazem a diferença. Compartilhe com seus colaboradores algumas dicas para combater a LER/DOR no ambiente de trabalho. Eles poderão regular suas estações de trabalho ou solicitar auxílio para solicitar a adequação.

Cadeira:

Sente-se na cadeira e ajuste-a de maneira que seus cotovelos formem um ângulo de 90º ao manter as mãos apoiadas sobre o tampo da mesa;
O encosto deve estar a 110° do assento
A cadeira deve ter apoio para a região lombar e dorsal
Os pés devem ter contato completo com o chão ou apoiados em suporte específico
As coxas devem ficar paralelas ao piso
O trabalhador deve estar próximo da superfície de trabalho
Os braços devem ficar apoiados
Monitor:

A altura ideal da 1ª linha escrita deve ser de 155 cm. O monitor deve ser posicionado abaixo do eixo visual horizontal e estar a uma distância de um braço, no mínimo. O motivo: Se o monitor estiver muito perto ou na altura incorreta, sua postura corporal ficará frequentemente contraída. Principalmente na área dos ombros e da nuca, costumam surgir tensões. Segue abaixo foto ilustrativa com tracejado da inclinação do monitor em relação aos olhos da pessoa que o utiliza.
A tela deve estar ao nível do horizonte ou levemente abaixo
O trabalhador deve localizar-se bem em frente ao monitor
A iluminação deve ser adequada
Use filtro no caso de brilho excessivo
A distância adequada é de 60 cm entre a pessoa e a tela do computador
Teclado e mouse:

A altura ideal deve ser de 110 cm
Eles devem localizar-se próximos e na frente de quem vai usá-lo
Os cotovelos devem permanecer em ângulo de 90°
Os punhos precisam permanecer retos
Dicas preventivas:

Busque sempre adotar uma postura adequada e realize pequenas pausas em qualquer atividade repetitiva. Intervalos breves e frequentes são mais eficazes para a recuperação do que um período de descanso igual, tomado de uma só vez. Durante essas pausas faça alguns alongamentos para as áreas de seu corpo que estiverem executando a tarefa.
Cuide para sempre adequar seu posto de trabalho de acordo com as características físicas e com sua atividade.
Não realizar força nem pressão exageradas, repetitivas ou frequentes
As LER/DORT são curáveis, principalmente nos primeiros estágios. Portanto, procure ajuda.

Bibliografia: https://www.sesi-ce.org.br/blog/dicas-de-ergonomia-para-combater-a-ler-dort/

Picture of Carla Bovo

Carla Bovo

Deixe um comentário

Inscreva-se para receber mais posts:

Mais Posts:

Paradoxo da Escolha

Em cenários de acirrada competitividade, as exigências pela busca da excelência nos serviços prestados no ponto de venda crescem vertiginosamente, bem como nos meios digitais,

Como melhorar sua Hidratação

Viagra en pharmacie Einstein était un génie à coup sûr, mais je ne pense pas qu’il ait envisagé en 1917 que nous améliore l’insuline jusqu’à