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Dia do Consumidor 2021: 6 dicas para preparar seu E-Commerce

Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado relevância no comércio digital, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário do e-commerce.
E o evento não se resume a um único dia: ele movimenta uma semana inteira de ofertas. Em 2020, os e-commerces faturaram R$3,62 bilhões na primeira quinzena de março – um crescimento de 23,5% em relação aos 15 dias anteriores.
Esses são os dados do relatório da Social Miner, que mostram o potencial do Dia do Consumidor para alavancar as vendas da sua loja virtual. Se você quer aproveitar essa oportunidade, confira nossas dicas para preparar o seu e-commerce para a data!

O que é o Dia do Consumidor?

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. Já por aqui, o evento ganhou vida em 2014.
Ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para os e-commerces.
Recentemente, houve uma tendência em expandir a data para a Semana do Consumidor, e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.
Segundo a pesquisa da Social Miner, em 2020, o engajamento dos consumidores se intensificou no início de março, sendo que o pico do tráfego se deu 10 dias antes da data em si.

Como preparar o seu e-commerce para o Dia do Consumidor?

Dados da SimilarWeb indicam que as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais na Semana do Consumidor. Com base nisso, é notável o crescimento da busca por uma boa promoção nesse período.
E cabe aos e-commerces oferecerem as melhores ofertas e garantirem uma experiência de compra incrível para atrair seus clientes. Com um planejamento eficiente, é possível tirar o máximo proveito do evento e turbinar seu faturamento no começo do ano.
Para te ajudar a preparar a sua loja virtual para o Dia do Consumidor, fizemos uma lista com 6 dicas essenciais para se dar bem nessa data cada vez mais importante para o varejo online.
Confira as dicas:

1. Ofereça promoções atrativas

Parece óbvio, mas as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Por isso, é essencial oferecer promoções e descontos vantajosos para seus clientes ao longo da semana do evento.
Para atrair os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque, por exemplo. Analise também as estratégias e os preços praticados pela concorrência, para garantir que as suas promoções estão sendo competitivas.
Porém, é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro.
Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios, como:

frete grátis;

kits de produtos;

condições de pagamento especiais;

brindes;

cashback etc.

O ideal é fazer promoções que sejam vantajosas tanto para os consumidores quanto para o seu negócio, para conquistar os clientes e garantir o seu lucro.

2. Invista na experiência do consumidor

Nada mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo? O preço é um fator muito importante para a conversão, mas cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas.
Para garantir esses aspectos na Semana do Consumidor, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais. Seu negócio deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia e rapidez.
Além disso, é fundamental preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência. Confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana. Se o seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra.
Ao garantir uma experiência positiva para os compradores, é possível aumentar suas conversões e fazer com que seus clientes tornem-se leais à sua marca e indiquem seu negócio para outras pessoas.

3. Divulgue suas ações de forma estratégica

Como falamos anteriormente, as pessoas já começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para a sua loja.
Vale investir em uma campanha específica da Semana do Consumidor nas mídias pagas, comprando palavras-chave no Google ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.
Mas lembre-se: não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória. É importante selecionar produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados.
Você também pode fazer ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos, por exemplo. Tudo isso vai aumentar a sua presença online e atrair novos potenciais clientes para o seu e-commerce.

4. Implemente soluções omnichannel

O consumidor atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Portanto, é essencial investir em soluções omnichannel, ou seja, que integram todos os seus canais de vendas e comunicação. Isso inclui padronizar o seu atendimento, integrar o seu estoque e oferecer opções de entrega facilitadas.
De acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor preferem receber as compras em casa, enquanto 31% sentem-se mais confortáveis retirando os pedidos na loja física.
Para atender as diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, incluindo o Click & Collect, no qual o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física. Assim, o consumidor tem a facilidade de escolher o modo de entrega da sua preferência, tendo uma experiência de compra positiva no seu e-commerce.

5. Preocupe-se com a fidelização dos clientes

Se você pensa que a compra termina no momento do pagamento, você precisa rever suas ideias. Por meio de ações de pós-venda é que você torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra futuras.
Aproveite o Dia do Consumidor para planejar ações na entrega do produto e no pós-venda. Uma experiência de entrega rápida com uma embalagem que se destaca já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes.
Você também pode fazer pesquisas de satisfação com o cliente após a compra e garantir um processo de logística reversa eficiente para os casos de trocas e devoluções. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência de compra do seu consumidor.

6. Foque no seu meio de pagamento

Você já parou para analisar se o seu site facilita ou dificulta a compra na hora do cliente dar o clique final? Ou melhor: nesse momento tão decisivo, seu site passa credibilidade, confiança e segurança?
Dar atenção ao meio de pagamento é vital para qualquer e-commerce, oferecendo aos usuários um ambiente fácil, seguro e com as principais opções de pagamento para ele concluir sua compra.
Além disso, possuir um checkout fluido e transparente é muito importante, para que todo o processo de pagamento aconteça dentro do seu próprio site. Isso gera mais credibilidade para o cliente na hora de inserir dados sensíveis do seu cartão.
completa e segura para venda.
Quer saber mais entre em contato com a Germinar Consultoria.

Sobre o Autor

Carla Bovo

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