Delivery é a palavra em inglês que significa entrega, distribuição ou remessa.
O principal significado do procedimento do delivery é trazer agilidade, comodidade e satisfação para seu cliente. Pense nisso como um diferencial competitivo para a sua empresa e veja as dicas que preparamos para manter o seu negócio, mesmo em um cenário de incertezas.
Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, entre eles:
- O planejamento será sempre uma peça chave. O primeiro passo, portanto, é avaliar o quanto o serviço de delivery pode ser usado de forma estratégica para sua empresa e seus clientes; É de grande importância analisar como a entrega pode ser um diferencial no negócio e se os produtos oferecidos têm vantagens ao serem transportados até os clientes;
- Avalie os custos para implantação dessa ferramenta;
- Defina raio de atuação para o delivery. Certifique-se sobre a viabilidade territorial do serviço de entrega, ou seja, quais locais sua empresa suporta atender. Defina sua área de atendimento e se é necessário terceirizar o serviço de entrega; As taxas desta prestação de serviço devem caber dentro do orçamento da sua empresa e do planejado, não devendo estar contidas no valor do produto. Caso seja necessário,informe ao cliente o valor desta entrega. Isso se chama transparência transacional;
- Se estruture para atender a demanda, com materiais, equipamentos e equipe necessários para melhor atender o delivery
- Fazer as entregas no horário combinado será um grande diferencial no serviço oferecido. Muitos clientes deixam de realizar compras em lugares com demora elevada;
- Qual mix de produto entrará no Delivery e qual quantidade (sempre seguir a legislação vigente)
- Procure automatizar o sistema de delivery do seu negócio, caso sua demanda seja grande, contrate mais operadores para o recebimento de pedidos.
Dicas de ouro
- Verifique como seus concorrentes estão se comportando dentro deste modelo de atuação. Aproveite as vantagens da era da informação e navegue nas redes sociais para ver como seu concorrente está atendendo;
- Ouça seu cliente e veja se ele foi bem atendido. O pós venda, é um grande aliado para se aproximar e criar um relacionamento da marca com o seu cliente.
- Forma de pagamento em cartão de crédito e débito, disponibilize outras formas de pagamento que não envolvam dinheiro – por causa do risco de contágio -, como transferências bancárias, aplicativos fintech como o Pic Pay, entre outros.
- Fortes componentes do sistema de delivery são divulgação e promoção.
Veja os outros módulos do Delivery Germinar Consultoria LTDA
Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=delivery