logo branco

Bem vindo ao blog da Germinar Consultoria

Soluções para varejo 360º

Sem categoria

7 dicas, frases e perguntas que podem ser evitadas durante as conversas com diabéticos

Em nosso convívio familiar, rodas de amigos, ou mesmo eventos sociais encontramos pessoas com diabetes, e podemos tentar puxar assunto com elas, conhecer melhor sobre essa doença e como é o convívio com ela. Porém mesmo sem intenção podemos acabar fazendo perguntas que geram um desconforto aos diabéticos.

1 – “Tão nova(o), tão magro(a) e já com diabetes”.

Esta é uma das frases que mais se ouve, principalmente se você tem diabetes tipo 1.

O diabetes não afeta apenas pessoas com idade mais avançada ou sobrepeso, depende também de predisposições genéticas, histórico familiar e entre outros.

2 – “Não vou nem te oferecer, porque você não pode comer”.

Essa no caso é também uma questão de educação, pois dizer isso não apenas faz com que você pareça grosseiro, mas também demonstra falta de sensibilidade ao não tentar entender o que uma pessoa com diabetes pode comer ou não.

3 – “Você tem certeza que pode comer isso?”.

Salvos alguns casos se uma pessoa com diabetes está comendo ou bebendo algo, provavelmente é porque a dieta dela permite.

Muitas vezes falamos pensando em demonstrar preocupação e zelo, porém podemos demonstrar de outras formas como preparando pratos especiais ou mesmo produtos alternativos aos que substituam.

Isso mesmo existem opções de doces, para pessoas com diabetes como: bolachas e biscoitos, geléias, pudins, chocolates, e outros tipos de doces e guloseimas específicos.

4 – “Dói aplicar insulina?”

Essa é uma pergunta que muita gente faz, e a resposta pode variar, mas normalmente a insulina pode gerar uma picada menos dolorosa que da maioria das injeções que se toma.

Hoje existem agulhas que diminuem a dor no momento da aplicação, inclusive sem a necessidade de pregas para a aplicação.

4.1 –   “Como você consegue furar seu filho? Ele deve sentir muita dor.”

Essa é muito ouvida por pais de crianças com diabetes, aplicar insulina é necessário e uma questão de qualidade de vida para a criança, além do mais conforme explicado neste mesmo tópico hoje existem agulhas que permitem a aplicação de insulina com pouquíssima dor.

5 –  “Tenho um conhecido que morreu de diabetes”, ou “Conheço alguém que conheceu alguém que foi amputado por causa do diabetes”.

Muitas vezes você pode conhecer alguém que morreu, teve um membro amputado, ou faz hemodiálise.

Esses casos ocorrem devido a falta de controle e acompanhamento da doença, aquela pessoa que não segue corretamente a dieta, não aplica a insulina da maneira correta, não segue as recomendações médicas, ou seja, não abrangendo a todas as pessoas que tem diabetes.

Então evite ficar ressaltar aspectos negativos, procure entender se a pessoa da qual você está conversando toma os devidos cuidados, e mesmo que não o faça, evite esse tipo de comentário, tente incentivar os cuidados de outra forma mais positiva mostrando que pode se viver uma vida prazerosa mesmo com diabetes sem se descuidar.

6 – “Cuidado heim, diabetes é perigoso!”

Mesmo para quem não possui diabetes é perigoso não cuidar da própria saúde, os cuidados com a saúde são necessários por todos nós.

Está preocupado com o seu amigo, esposa, marido, irmã, ou irmão que tem diabetes ?

Tente uma conversa amigável, procure demonstrar que você está querendo conhecer mais sobre os cuidados com o diabetes, pesquise em fontes confiáveis, desta forma você estará além de demonstrar preocupação, demonstrando cuidado e carinho pela pessoa em questão.

7 – “Eu não conseguiria viver com o diabetes!”

Essa é uma frase que você jamais deve dizer por motivos óbvios, afinal tem um grande peso na vida da pessoa.

Quer motivar aquela pessoa com diabetes e demonstrar que ele é forte?

Tente sempre ressaltar os aspectos positivos da vida da pessoa, lembrando sempre que não devemos diminuir a seriedade do tratamento e que devemos encarar o diabetes.

Conheça alguns programas de benefícios e qualidade de vida para pacientes com Diabetes

Segue o link e veja o regulamento, se cadastre

https://www.programanovodia.com.br/sobre.html

Link e baixe guias informativos

https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes?gclid=CjwKCAjwlbr8BRA0EiwAnt4MTnbP0xeOmN7IQjiV-HNUJkvNLIRYuN7okO90RiEfxuxxAQ6CbKsn2BoCh5sQAvD_BwE

Sobre o Autor

Carla Bovo

Deixe um comentário

×